Tudo sobre obras e construção



Armando Bras

COMO FUNCIONA UM SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO?

Construção, Energia Solar No Comment

Antes de falarmos sobre um sistema solar fotovoltaico é necessário que você saiba o que é a energia solar. Pois bem, essa é compreendida como a transformação da luz solar em energia elétrica que poderá ser usada para o funcionamento de diversos aparelhos eletrodomésticos em seu lar ou empresa, como microcomputadores, televisores, geladeiras e muito mais.

A principal forma de geração de energia por meio da luz solar é o sistema fotovoltaico. Para que esse processo aconteça são necessárias algumas peças que compõem esse sistema, como a placa ou painel solar, o inversor solar, entre outros. Se estiver interessado em instalar um sistema painéis solares, no JAE aconselhamo-lo a pedir uma cotação na GoSolar (http://www.gosolar.pt) ou a procurar no Google que vai encontrar bastantes oportunidades para a solicitação de orçamentos, grande parte das vezes grátis!

ITENS QUE COMPÕEM O SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO
Para que a luz solar seja transformada em energia elétrica, alguns mecanismos devem estar presentes no seu sistema solar fotovoltaico, como:

Placas ou painéis solares: a luz solar atinge as placas solares – que possuem células específicas feitas em silício, capazes de transformarem essa radiação em energia de corrente contínua. Os painéis, em geral, são instalados nos telhados dos lares e conectados uns aos outros. Existem vários tipos de painéis, feitos com materiais diferentes, que possibilitam maior ou menor índice de conversão da luz solar em energia elétrica. Para cada caso, analisa-se o espaço em questão e a necessidade energética, diante dessas informações um determinado tipo de painel é indicado.
Inversor solar: como dissemos a energia gerada nos painéis solares é de corrente contínua. Porém, todos os nossos eletrodomésticos e eletroeletrônicos se utilizam da corrente alternada. O responsável por realizar essa modificação é o inversor, que permite transformar a energia gerada nos painéis em fonte para alimentar nossos televisores, computadores, refrigeradores e muitos outros itens.
Controladores de carga: funcionam como válvulas para o sistema, evitam sobrecargas ou descargas potentes nas baterias, aumentando a vida útil e o desempenho de todo o sistema.
Baterias: são fundamentais, principalmente em sistemas de autoconsumo, pois permitem o armazenamento da energia gerada para ser usada em dias de pouco sol, nublados e chuvosos e períodos noturnos.
Estes itens podem ou não estar presentes em seu sistema solar fotovoltaico, isso irá depender se está a possuir um sistema isolado – que neste caso irá dispor de baterias e controladores de carga-, ou de sistemas conectados à rede- que funcionam apenas com painéis e inversores, já que não necessitam de armazenar energia.

Related Posts

Deixar uma resposta

Direito autoral 2017 Todos os direitos reservados.Jae